Jeep Wrangler Forum banner
1 - 10 of 10 Posts

scope11

· Registered
41 Posts
Discussion starter · #1 ·
Estou me perguntando se alguém pode me ajudar. Meu JKU 2014 foi para uma troca de óleo ontem. No dia seguinte, notei que a ventoinha estava funcionando em alta velocidade, o que não é normal para essas temperaturas (Canadá) e em condições normais de condução. Então eu estava na rodovia e o aquecedor não funcionava, soprando apenas ar frio. De repente, o medidor de temperatura subiu para 3/4, a luz acendeu e os sinos começaram a tocar. Parei no primeiro posto de gasolina e vi que a mangueira pequena sob a tampa do radiador estava desligada. Estava escuro, mas o líquido espirrado no motor era arroxeado.

Então amanhã quero pegar um pouco de líquido de arrefecimento e encher. Não tenho certeza de qual tipo pegar, ou como enchê-lo e/ou sangrá-lo/purgá-lo, assumindo que agora há ar no sistema. Alguém pode sugerir como?

Obrigado

Estou a perguntar-me se alguém me pode ajudar. O meu JKU de 2014 foi para uma mudança de óleo ontem. No dia seguinte, notei que a ventoinha estava a funcionar em alta velocidade, o que não é normal para estas temperaturas (Canadá) e em condições normais de condução. Depois, estava na autoestrada e o aquecedor não funcionava, soprando apenas ar frio. De repente, o indicador de temperatura subiu para 3/4, a luz acendeu-se e os sinos começaram a tocar. Parei na primeira estação de serviço e vi que a mangueira pequena sob a tampa do radiador estava desligada. Estava escuro, mas o líquido salpicado no motor era arroxeado.

Então, amanhã quero pegar algum líquido de arrefecimento e enchê-lo. Não tenho a certeza de que tipo obter, ou como enchê-lo e/ou sangrá-lo/purgá-lo, assumindo que agora há ar no sistema. Alguém pode sugerir como?

Obrigado
2013 e acima usam OAT, roxo na cor quando visto na luz. Eu reconectaria a mangueira de transbordamento
Verifique o tanque de transbordamento, adicione líquido de arrefecimento um pouco acima da linha min no tanque. Às vezes, difícil de ver
Às vezes. Você pode purgar o sistema executando o motor sem a tampa por cerca de 20 minutos.
Não misture o líquido de arrefecimento com outras marcas ou coisas ruins acontecerão, a sério...[/QUOTE]

Discussion starter · #3 ·
Obrigado. Farei isso de manhã. Quando você diz para não misturar marcas, você está se referindo ao "tipo" de líquido de arrefecimento (OAT), ou está sugerindo que eu não adicione OAT ao líquido de arrefecimento existente que está lá? Se sim, devo drenar e encher completamente com um novo fluido que seja da mesma marca?

Obrigado. Farei isso de manhã. Quando você diz para não misturar marcas, você está se referindo ao "tipo" de líquido de arrefecimento (OAT), ou está sugerindo que eu não adicione OAT ao líquido de arrefecimento existente que está lá? Se sim, devo drenar e encher completamente com um novo fluido que seja da mesma marca?
Não, quero dizer para não colocar Prestone ou outras marcas. Isso causará uma reação e vai gelatinizar todo o sistema. 2012 e modelos mais antigos usam HOAT laranja, não pode ser misturado com OAT também... sim, apenas complete com OAT. Eu compro o meu na concessionária. Nunca encontrei nenhum na loja de autopeças ha.. O galão deve dizer 10 anos / 150.000 milhas nele...

View attachment 1574385

^^^A garrafa à direita é Mopar OAT, é um anticongelante de 10 anos, 150.000 milhas (roxo).
Você pode comprá-lo no seu revendedor Jeep. Ele também está disponível em uma mistura 50/50 de anticongelante e água destilada. Use apenas isso, não misture nenhuma outra marca de anticongelante com ele, porque eles não são compatíveis..............:thumb:

View attachment 1574385

^^^A garrafa à direita é Mopar OAT, é um anticongelante de 10 anos, 150.000 milhas (roxo).
Pode comprá-lo no seu concessionário Jeep. Também está disponível numa mistura 50/50 de anticongelante e água destilada. Use apenas este, não misture outras marcas de anticongelante com ele, porque não são compatíveis..............:thumb:
DEFINITIVAMENTE não compatível. Cometi esse erro no meu último carro e foram tempos divertidos, basicamente tive que substituir todo o sistema de arrefecimento.:facepalm:

Discussion starter · #7 ·
Olá a todos. Atualização sobre esta situação e mais conselhos necessários.

Esta manhã passei na concessionária para pegar o líquido de arrefecimento OAT (as concessionárias fecham aos domingos por aqui...). Joguei no reservatório de expansão, que estava completamente seco. Enchi perto da linha máxima.

Fui trabalhar e não notei muita diferença. Aqui está o que estou vendo, tudo o que eu não estava vendo antes:
- Temperatura do líquido de arrefecimento do motor no EVIC variando entre 205 F e 230 F. Eu nunca costumava monitorar isso muito de perto, mas isso me parece quente. As condições de condução eram de cerca de 40 mph com semáforos a cada poucos minutos. Temperatura externa em torno de 32 F.
- Aquecedor não soprando ar quente consistente. Esquenta, depois esfria de novo. Isso NUNCA aconteceu antes, o aquecedor do Jeep é um dos melhores que eu já vi. Antes, eu nem conseguia encostar as mãos nas saídas de ar, de tão quente!
- Estou ouvindo líquido balançando atrás do painel. Acontece quando acelero em um sinal, ou às vezes sozinho, sem nenhum movimento para provocá-lo.

Eu não tive tempo de purgar o sistema depois de adicionar novo líquido de arrefecimento ao reservatório de reserva, pois estava atrasado para o trabalho e o motor estava quente, então eu não queria remover a tampa do radiador.

Algum conselho? Estou pensando em levar para a concessionária, mas me pergunto se é algo que posso cuidar sozinho.

Obrigado!

Depois que o motor esfriar, abra a tampa do radiador. Aposto que você descobrirá que o nível do líquido de arrefecimento no radiador também está baixo. Encha o radiador e verifique novamente o nível do reservatório de expansão.

Você provavelmente terá que passar por vários ciclos de aquecimento/resfriamento, completando o radiador e o reservatório de expansão quando estiverem frios, antes de tirar todo o ar do sistema.

Se você estiver realmente com pouco líquido de arrefecimento, há uma tampa de sangria de ar na carcaça do termostato, logo abaixo do corpo da borboleta, que pode ser removida para evitar que o ar fique preso no sistema ao encher o radiador. Ele tem ranhuras na parte superior para que possa ser afrouxado/apertado com uma moeda (níquel ou quarto de dólar). Tente remover essa tampa. Se o líquido de arrefecimento começar a sair imediatamente, basta colocá-la de volta: você não está com pouco líquido de arrefecimento. Se nenhum líquido de arrefecimento sair da porta de sangria, então você está com pouco líquido de arrefecimento. Adicione líquido de arrefecimento ao radiador até que o líquido de arrefecimento saia da porta de sangria, depois coloque rapidamente a tampa de volta e, em seguida, complete o radiador.

Discussion starter · #9 ·
Pensei em encerrar isso. Sangrei o sistema por cerca de 20 minutos. Adicionei líquido de arrefecimento durante este processo quando o nível na tampa baixou. Borbulhou lentamente durante os 20 minutos. Depois, tudo ficou bem. Não ouvi nenhum líquido atrás do painel, o aquecimento voltou ao normal e a temperatura do líquido de arrefecimento está agora entre 190 e 200. Muito melhor.

Obrigado pela ajuda!

Pensei em encerrar isso. Sangrei o sistema por cerca de 20 minutos. Adicionei líquido de arrefecimento durante este processo quando o nível na tampa baixou. Borbulhou lentamente durante os 20 minutos. Depois, tudo ficou bem. Não ouvi nenhum líquido atrás do painel, o aquecimento voltou ao normal e a temperatura do líquido de arrefecimento está agora entre 190 e 200. Muito melhor.

Obrigado pela ajuda!
Bom ouvir, continue...

1 - 10 of 10 Posts