Jeep Wrangler Forum banner

Ajuda com Bump Steer!

16K views 39 replies 14 participants last post by  Pressurized  
#1 ·
Olá a todos, só estou procurando um pouco de ajuda com o que eu acredito ser bump steer. Novato em Jeeps, então qualquer informação é muito apreciada! Sahara Unlimited 2017. Comprado original há 2 meses. Adicionado suspensão RC de 2 1/2, espaçadores de roda de 1,5". Pneus 33" em 17s. Dirigia lindamente antes do elevador e espaçadores, após o elevador notei o que eu acredito ser bump steer, oficina off-road fazendo todo o meu trabalho adicionou uma barra de direção ajustável HD, ainda problemas. A oficina então adicionou um suporte de realocação para a barra de direção e agora está ainda pior! A menor colisão ou mergulho e parece que vou perder o controle. Por onde eu começo?

#4 ·
Especificações de alinhamento?
Pressão dos pneus?

Enviado do meu SM-G991U usando o Tapatalk
Especificações de alinhamento?
Pressão dos pneus?

Planejar o alinhamento em breve, mas as pessoas me disseram para descobrir os problemas antes de fazer o alinhamento. Rodando com 30 psi atualmente.

#7 ·
É realmente bump steer, ou é direção imprecisa/vaga?

Sempre que você levanta um Jeep, isso vai afetar o caster e a convergência. E isso precisa ser resolvido se você espera ter um manuseio decente.

De tudo que eu li, bump steer descreve isso melhor. Muita instabilidade, mas definitivamente pula para a direita ou para a esquerda ao atingir um solavanco ou depressão. Ficou muito pior depois que a oficina instalou o suporte de realocação da barra de tração. A barra de tração e a barra de direção parecem correr no mesmo ângulo.

#8 ·
Olá a todos, só estou procurando um pouco de ajuda com o que acredito ser bump steer. Novato em Jeeps, então qualquer informação é muito apreciada! 2017 Sahara Unlimited. Comprado em estoque há 2 meses. Adicionado 2 1/2 RC Suspension Lift, espaçadores de roda de 1,5". Pneus 33" em 17s. Dirigia lindamente antes do lift e dos espaçadores, depois do lift notei o que acredito ser bump steer, oficina off road fazendo todo o meu trabalho adicionou uma barra de direção ajustável HD, ainda problemas. A oficina então adicionou um suporte de realocação para a barra de direção e agora está ainda pior! A menor lombada ou depressão e parece que vou perder o controle. Por onde eu começo?
Abandone a oficina que recomendou a altura da barra de direção ou o suporte de queda sem um draglink flip, eles são péssimos! RC não foi sua melhor decisão. Retorne à configuração de geometria da barra de direção original e trabalhe para restaurar a configuração de caster de fábrica ou caster mais alto. Uma articulação de direção de maior qualidade ajudará. Verifique também a pressão dos pneus e espere que a pressão dos pneus maiores seja menor do que as especificações de fábrica. Boa sorte!

• Like
Reactions: Shark_13
#9 ·
Esqueça a oficina que recomendou a altura da barra de direção ou o suporte de queda sem um flip da barra de direção, eles são péssimos! RC não foi a sua melhor decisão. Retorne à configuração de geometria da barra de direção original e trabalhe para restaurar a configuração de caster de fábrica ou configurações de caster mais altas. Uma articulação de direção de maior qualidade ajudará. Verifique também a pressão dos pneus e espere que a pressão de pneus maiores seja menor do que as especificações de fábrica. Boa sorte!
Obrigado, senhor! Agora sei que o RC não foi a melhor escolha, provavelmente o substituirei em algum momento. Definitivamente piorou com o suporte instalado. Coloquei uma barra de direção ajustável para serviço pesado, devo retornar ao original ou deixar isso e apenas remover o suporte?

#12 ·
A RC tem uma má reputação imerecida. Eu tenho um elevador RC de 2,5 polegadas no meu 04 LJ, a única coisa ruim que posso dizer são os amortecedores RC que vieram com o kit são LIXO
O problema é a RC em um JK. Eles fazem os piores kits de elevação para esta plataforma. Seu kit de 3,25" é o pior dos piores...

#11 ·
Como Rob50lx disse, fique longe de uma oficina que lhe venderia um suporte de realocação da barra de direção dianteira para uma elevação de 2,5" sem o flip da articulação da direção que o acompanha. Isso realmente CAUSARÁ bumpsteer.
Provavelmente você não teve bumpsteer até que eles fizeram isso.
Bumpsteer é quando a suspensão se move para cima e para baixo, causando entradas de direção para a esquerda e para a direita. Isso acontece quando a barra de direção e a articulação da direção não estão paralelas. No momento em que você instala um suporte de barra de direção elevado sem instalar algo para corresponder ao novo ângulo da barra de direção para a articulação da direção, você terá bumpsteer.
As chances são de que o problema original fosse uma elevação barata que não incluía a correção do caster. O caster é reduzido quando você levanta, e caster insuficiente causa instabilidade. Caster é o que faz o Jeep querer andar em linha reta. Caster insuficiente resultará em um Jeep que não quer andar em linha reta e bater em solavancos o desviará facilmente do curso.
Caster é fácil de corrigir. Você pode usar braços de controle dianteiros inferiores mais longos, braços de controle dianteiros inferiores ajustáveis ou suportes de geometria. Eu recomendaria suportes de geometria, especialmente se o foco principal for fazê-lo andar bem. Os suportes de geometria corrigirão o caster e corrigirão o ângulo do braço de controle, o que permite que a suspensão dianteira funcione melhor e faça seu trabalho de absorver solavancos melhor.
A Rancho faz um ótimo conjunto de suportes de geometria. Mas outras marcas como JKS, MetalClaok e AEV são opções. Mas os suportes Rancho são de uma peça (o que facilita a instalação) e resistentes.

Eu faria a oficina remover aquele suporte de barra de direção elevado (ou remover você mesmo), e se você ainda não tiver algo para corrigir o caster, eu adicionaria a correção do caster. A barra de direção do mercado de reposição não fará mal, mas um suporte de barra de direção dianteira elevado fará.
Você pode querer encontrar uma oficina que saiba o que está fazendo.

#14 ·
Como Rob50lx disse, fique longe de uma oficina que lhe venderia um suporte de realocação da barra de direção dianteira para uma elevação de 2,5" sem o flip da articulação da direção que o acompanha. Isso realmente CAUSARÁ bumpsteer.
Provavelmente você não teve bumpsteer até que eles fizeram isso.
Bumpsteer é quando o movimento da suspensão para cima e para baixo causa entradas de direção para a esquerda e para a direita. Isso acontece quando a barra de direção e a articulação da direção não estão paralelas. No momento em que você instala um suporte de barra de direção elevado sem instalar algo para corresponder ao novo ângulo da barra de direção para a articulação da direção, você terá bumpsteer.
É provável que o problema original fosse uma elevação barata que não incluía correção de caster. O caster é reduzido quando você levanta, e caster insuficiente causa instabilidade. Caster é o que faz o Jeep querer andar em linha reta. Caster insuficiente resultará em um Jeep que não quer andar em linha reta e bater em solavancos o desviará facilmente do curso.
Caster é fácil de corrigir. Você pode usar braços de controle dianteiros inferiores mais longos, braços de controle dianteiros inferiores ajustáveis ou suportes de geometria. Eu recomendaria suportes de geometria, especialmente se o foco principal for fazê-lo andar bem. Os suportes de geometria corrigirão o caster e corrigirão o ângulo do braço de controle, o que permite que a suspensão dianteira funcione melhor e faça seu trabalho de absorver solavancos melhor.
A Rancho faz um ótimo conjunto de suportes de geometria. Mas outras marcas como JKS, MetalClaok e AEV são opções. Mas os suportes Rancho são de uma peça (o que facilita a instalação) e resistentes.

Eu faria a oficina remover aquele suporte de barra de direção elevado (ou removê-lo você mesmo), e se você ainda não tiver algo para corrigir o caster, eu adicionaria a correção de caster. A barra de direção do mercado de reposição não fará mal, mas um suporte de barra de direção dianteira elevado fará.
Você pode querer encontrar uma oficina que saiba o que está fazendo.
Obrigado pela contribuição. Ele me mostrou que depois que ele montou o suporte, a barra de direção e a articulação da direção estavam paralelas entre si, a remoção do suporte não faria com que elas estivessem em planos diferentes? Era melhor antes do suporte, com certeza.

#24 ·
Eu imagino que o kit RC, especialmente com uma elevação tão pequena, teria uma geometria decente. Você poderia ficar trocando peças e apenas perder tempo e dinheiro. Mas com o software de design usado nos kits de hoje, ele deve funcionar bem. Leve-o a uma oficina de alinhamento e chassi e faça um alinhamento das quatro rodas. Dê a eles um resumo dos problemas, eles devem ser capazes de consertá-lo. Sempre que você levantar alguma coisa, você precisa ajustá-la. Algumas das melhores oficinas são as oficinas de caminhões, onde eles precisam conhecer seus negócios.

#25 ·
imagino que o kit RC, especialmente com uma elevação tão pequena, teria uma geometria decente. Você poderia ficar trocando peças e apenas perder tempo e dinheiro. Mas com o software de design usado nos kits de hoje, ele deve funcionar bem. Leve-o a uma oficina de alinhamento e chassi e faça um alinhamento de quatro rodas. Dê a eles uma descrição dos problemas, eles devem ser capazes de consertá-lo. Sempre que você levantar algo, você precisa ajustá-lo. Algumas das melhores oficinas são as oficinas de caminhões semi-reboque, onde eles precisam conhecer seus negócios.
Infelizmente, não funciona assim... RC deixa de fora as peças necessárias para fazê-lo funcionar corretamente. E uma oficina de alinhamento não pode ajustar o que não é ajustável e nada nas elevações RC menores é ajustável. É uma das razões pelas quais eles têm uma má reputação.

#26 ·
Para que conste, eu tive os mesmos sintomas que você descreveu quando comprei meu JK levantado em 2,5". Seguindo a orientação de @GuzziMoto, instalei os Rancho Geometry Brackets, que permitiram a correção do caster. Consegui o caster em torno de 5 graus e a direção imprecisa (bump steer) desapareceu. Tenha em mente que eu não tinha o suporte de realocação da barra de direção que você tem agora, então, como indicado por outros, isso também pode precisar ser removido, mas esse conselho é melhor deixado para os outros que estão comentando aqui.

#27 ·
Para que conste, eu tive os mesmos sintomas que você descreveu quando comprei meu JK levantado 2,5". Seguindo a orientação de @GuzziMoto, instalei os suportes de geometria Rancho, o que permitiu a correção do caster. Coloquei o caster em torno de 5 graus e a direção imprecisa (bump steer) desapareceu. Tenha em mente que eu não tinha o suporte de realocação da barra de direção que você tem agora, então, como indicado por outros, isso também pode precisar ser removido, mas esse conselho é melhor deixado para os outros que estão comentando aqui.
Estou colocando os suportes de geometria e removendo o suporte de realocação da barra de direção para voltar à altura original. Parece ser o que a maioria aqui está aconselhando. Espero que ajude!

#31 ·
O objetivo é colocar a ligação de arrasto e a barra de direção no mesmo caminho de arco. O círculo de oscilação, sendo o mesmo ou diferente, afeta o bump steer. Estou em 4,5", ou um pouco mais alto, e virei a ligação de arrasto no lado do eixo. Bem como levantar a montagem da barra de direção desse lado também. Em seguida, ajustar os comprimentos dos braços coloca-os em um arco semelhante. Pense nisso como dois círculos que precisam ter a mesma oscilação. Eles não precisam terminar no mesmo lugar. Como um círculo centrado dentro de outro círculo, um braço girando em torno do pivô central passaria por ambos os círculos simultaneamente e no mesmo arco. Portanto, tente colocar a ligação de arrasto e a barra de direção no lado da estrutura o mais próximo possível do mesmo ponto de pivô lateralmente. Olhe para o pivô do braço Pitman e o pivô da barra de direção da frente do veículo, diretamente no eixo de frente para trás. Os dois devem parecer girar a partir de um eixo bastante próximo de frente para trás. A diferença de altura é mais importante. Se o eixo estiver um pouco fora, não é tão importante, porque o braço Pitman se move e a barra de direção não, e torná-los iguais é correr atrás do próprio rabo. Mude as alturas das coisas no lado do eixo para mantê-las no mesmo braço durante seu movimento.

#40 ·
Se eu fosse substituir os meus amortecedores RC... que marca recomendaria? Algumas pessoas falaram-me muito bem da Teraflex...
Os amortecedores mais comuns são os Rancho 5000X e Rancho 9000XL, bem como a série Bilstein 5100. Um pouco mais de dinheiro e você entra nos Fox 2.0... Os Teraflex 9550 são ok, a minha filha tem-os. Mas eu provavelmente escolheria os Rancho 5000X para um bom desempenho e muito econômicos.