Jeep Wrangler Forum banner

Preciso atualizar o módulo de controle da transmissão (TCM)?

Tags
tcm
31K views 3 replies 3 participants last post by  TJDave  
#1 ·
Bom dia,

Na semana passada, a luz de verificação do motor acendeu, então eu executei os códigos e obtive os códigos:
P0605 Mau funcionamento interno do controlador - Trans
P0605 Mau funcionamento da ROM do módulo de controle interno CONFIRMADO

Eu fiz algumas pesquisas e descobri que isso provavelmente se devia a um TCM ruim. Levei o jipe a uma oficina mecânica local, muito confiável, e eles confirmaram que o TCM estava ruim e precisava ser substituído.

Então, encontrei um TCM em um ferro-velho. Minha pergunta é: Se eu conseguir um TCM do mesmo ano/marca/modelo do meu jipe (2004 Jeep Wrangler Unlimited), ainda preciso levar o TCM à concessionária e fazer a atualização, ou posso simplesmente conectar e usar?

Obrigado a todos que puderem ajudar

Mike

#4 ·
O Tcm está incorporado no seu PCM. Acho que ele precisará ir a uma concessionária ou oficina com um sistema de computador de concessionária.

Flash
03-04 TJs têm o TCM separado do PCM de 3 portas.
05-06 TJs o TCM está incorporado em um PCM de 4 portas.
Se você olhar para um TJ manual 05-06, essa 4ª porta estará vazia.

#3 ·
Atualização

Só queria atualizar isto com a minha experiência pessoal, caso mais alguém esteja com o mesmo problema:

Recebi muitas respostas mistas de uma variedade de indivíduos sobre o problema, então vou dizer o que fiz.

Fui online e encomendei um TCM recuperado para um TJ 2004 da Davey's Jeeps. Eles não poderiam ter sido mais prestativos quando liguei, pessoas muito simpáticas. O custo total foi de $35 ($20 pela peça e $15 pelo envio). Recebi o TCM cerca de 4 dias depois (eles estão em Ohio e eu estou em MD, se isso ajudar).

Tirei o antigo TCM do meu Jeep e liguei o que recebi e imediatamente a luz do Check Engine apagou. Levei o jipe para dar uma volta e estava perfeitamente bem. Já se passaram cerca de 5 meses e está tudo perfeitamente bem, por isso estou muito feliz em dizer que não tive que gastar uma fortuna para consertá-lo.

Conversei com alguns mecânicos mais velhos que disseram que, desde que o TCM seja do mesmo ano/marca/modelo, não deve haver problema em apenas conectar e usar, e até agora não tive nenhum problema.

Obrigado novamente pela ajuda.