Jeep Wrangler Forum banner

Boa peça de substituição da bomba de água

12K views 13 replies 5 participants last post by  Kicknstang  
#1 ·
Qual é uma boa marca ou é melhor ficar com a bomba de água OEM para uma substituição em um YJ 6 cilindros de 5 marchas '95. Acho que a minha está estragada. Tenho um pouco de vazamento e ouço um barulho como uma roda de trem rolando na linha. Algumas boas recomendações como da Advanced Auto, Auto Zone Rock Auto? Já vi alguns preços muito, muito baratos na Rock Auto, como $17.

#2 ·
Eu sempre tive boa sorte com a GMB, então é isso que eu compro. Eu comprei uma bomba d'água Flow Kooler para o meu 4.0 em 2003. Na época, eles só tinham uma placa de metal rebitada na hélice e cobravam US$ 120 pela droga. Eu comprei de qualquer maneira porque sempre gosto de fazer um upgrade quando tenho que substituir as coisas. Pouco tempo depois, comprei uma GMB de US$ 25 para substituir a bomba d'água de outro jipe que eu tinha. Quando comecei a olhar para ela, era a mesma fundição da GMB. Então, tudo o que a Flow Kooler fez foi rebitar uma placa na hélice e cobrar US$ 100 a mais. Há também uma bomba d'água GMB de alto desempenho, mas ela sempre recebe críticas ruins dizendo que não serve porque a hélice bate no bloco. Eu nunca tentei usá-la, mas imagino que ela tenha uma placa rebitada em uma bomba padrão para aumentar o fluxo de líquido de arrefecimento. A Flow Kooler (GMB) veio com uma junta grossa e uma junta normal. As instruções diziam que, se a hélice batesse no bloco, era preciso espaçá-la mais com a junta mais grossa ou usar as duas juntas. A minha não teve nenhum problema de interferência, então usei a junta fina normal e ela ainda está no meu jipe hoje. As bombas GMB têm essa área usinada estranha de onde sai o tubo da mangueira do aquecedor, que é preenchida com uma placa de alumínio e são as únicas que eu vejo feitas assim e eu substituí muitas bombas d'água 4.0/258/2.5.

#4 ·
A Gates não fabrica bombas de água, apenas as reembalam e vendem como suas próprias, e não sei sobre a AC Delco, imagino que façam o mesmo. A GMB tem um preço barato, mas as avaliações são sempre boas, então eu não deixaria o preço baixo te assustar, eles parecem fazer um bom produto, nunca tive um que falhasse e a Flow Kooler colocou seu nome nele. A minha ainda está funcionando 15 anos depois de eu instalá-la, então eles devem estar fazendo algo certo. Eu preciso substituir a bomba de água do meu pai Dodge Ram em breve e vou com a GMB.

Eu tive a bomba de água ruim no meu 89 Comanche com um 2.5 uma vez. Fui à loja de peças local e comprei qualquer bomba que eles tivessem em estoque, nem me lembro da marca, o que quer que fosse, era incrivelmente barato. Levei para casa e fui colocá-la e os furos estavam todos perfurados errados e ela estava inclinada demais para um lado e a entrada bateu no bloco e os furos dos parafusos da direção hidráulica estavam visivelmente fora do lugar. Levei de volta e eles me deram outra e eu coloquei e tudo ficou bom por cerca de 2 semanas.

Então, um dia, cheguei em casa e, enquanto o motor esfriava, estava trabalhando em algo na garagem quando ouvi água respingando e olhei para cima e estava saindo do meu MJ. Nunca vi uma vedação da bomba de água falhar tão miseravelmente em toda a minha vida, ela nem sequer vazou antes de começar a jorrar por todo o chão. Ambas as bombas pareciam mal feitas, só de olhar para a fundição e o trabalho de usinagem você podia dizer que eram lixo. Depois disso, coloquei uma GMB e nunca mais tive problemas.

#5 ·
Obrigado pessoal. Espero em breve poder dar uma boa olhada e pedir um.

agalloch07 É esta a área a que você se refere sobre a área usinada na bomba GMB?

Os GATES, AIRTEX, DURA-GO, CARDONE SELECT ou AC Delco são tão bons?
Qual deles é o mais próximo do estilo OEM original? Não que isso importe, mas eu estava procurando o melhor ajuste/substituição mais fácil.

Parece que eu deveria ficar longe da bomba de alto desempenho GMB por $50.

Attachments

#6 ·
Obrigado pessoal. Espero em breve poder dar uma boa olhada e pedir um.

agalloch07 Esta é a área que você está se referindo sobre a área usinada na bomba GMB?

Os GATES, AIRTEX, DURA-GO, CARDONE SELECT ou AC Delco são tão bons?
Qual deles é o mais próximo do estilo OEM original? Não que isso importe, mas estava procurando o melhor ajuste/substituição mais fácil.

Parece que eu deveria ficar longe da bomba de alto desempenho GMB por US$ 50.
Não esta área, GMB são as únicas bombas que você verá nisso, bem como os refrigeradores de fluxo de estilo antigo. Os refrigeradores de fluxo são diferentes agora, embora eu ache que eles têm rotores de tarugo, então não sei se eles ainda usam bombas GMB, mas podem.

#7 ·
Outras bombas não terão isso como a da foto, achei que parecia meio barato quando vi e pensei que causaria vazamentos, mas não causa. Substituí a minha no início dos anos 2000 e ainda está funcionando, não acho que ela vá morrer, sobreviveu à bomba de fábrica.

#9 ·
Provavelmente vem com uma junta, mas eu sempre compro uma junta Felpro porque elas parecem ser de maior qualidade do que outras (algumas baratas parecem ser feitas de uma caixa de cereal de papelão). E eu não tenho uma embreagem de ventilador, eu uso um ventilador flexível

#11 ·
Comprei uma bomba de água aftermarket da Napa. Acredito que seja da marca Napa "Tru-Flow". Meu erro, pintei-a antes de testá-la. A polia da ventoinha não se alinha com a polia de acionamento e, como você pode ver, a polia está muito próxima da carcaça da bomba. Posso usar arruelas para afastá-la do motor para alinhar as duas polias? Alguém teve problemas semelhantes? Obrigado. Aliás, a concessionária Jeep aqui em San Diego informa que você não pode mais obter bombas de água OEM.

Attachments

#12 ·
Comprei uma bomba de água aftermarket da Napa. Acredito que seja da marca Napa "Tru-Flow". Meu erro, pintei-a antes de testá-la. A polia da ventoinha não se alinha com a polia de acionamento e, como você pode ver, a polia está muito próxima da carcaça da bomba. Posso usar arruelas para afastá-la do motor para alinhar as duas polias? Alguém teve problemas semelhantes? Obrigado

A propósito, a concessionária Jeep aqui em San Diego informa que você não pode mais obter bombas de água OEM.
Isso é um 2.5 litros?

Eu nunca tive um YJ 2.5L, mas tive um MJ com um e as bombas eram mais longas. A polia naquela foto não se parece em nada com a polia do meu 4.0 e parece que tem um coletor de escape de ferro fundido, então estou assumindo que é um 2.5.

Se as polias não se alinharem, eles provavelmente erraram e te deram uma bomba de água 4.0.

Além disso, nunca pinte alumínio, ele não irradia calor tão bem, deixe-o sem pintura. Não vai enferrujar nem nada, então não há razão para pintá-lo. Toda vez que vejo alguém pintar uma transmissão ou caixa de transferência de alumínio, eu estremeço.