Jeep Wrangler Forum banner

Removendo ABS

21K views 19 replies 7 participants last post by  tagrav  
#1 ·
Bem, chegou a hora! Eu explodi uma linha de freio traseira no meu Sahara 98. Agora o ABS nunca funcionou nos três anos em que o possuí e eu sabia quando o comprei que todas as linhas de freio estavam severamente enferrujadas, então era apenas uma questão de tempo antes que a primeira explodisse. Agora, meu plano sempre foi simplesmente remover a unidade sob o capô e refazer as linhas sem ela. Acho que minha pergunta é se alguém aqui já fez isso e que surpresas posso encontrar? Já removi os anéis de toner dianteiros e a lâmpada no painel. Alguma ideia? Obrigado, John

#2 ·
Pessoalmente, eu deixaria a bomba ABS no lugar e simplesmente substituiria a linha de freio ruim. Remover a bomba ABS implicaria em substituir todas as linhas de freio, o que para mim seria um PITA que não valeria o esforço pelo benefício zero retornado. Quando desativada, a presença da bomba ABS não afeta em nada a frenagem.

#3 ·
Ainda tenho essa opção, mas se não estiver funcional e só estiver ocupando espaço, pensei em me livrar dela e das linhas extras. De qualquer forma, tenho que substituir todas as linhas, pois elas estão em péssimas condições e vou comprar um kit completo de qualquer maneira. Ainda tenho que ligar para a empresa que fabrica o kit e ver quais opções eles têm.

#4 ·
Estou me preparando para fazer isso sozinho. Todas as minhas linhas têm pedaços de ferrugem nelas.. e eu tenho um conjunto de traseiras com baixa quilometragem sem ABS (eu sei que posso mover as mangas/eixos, mas minhas coisas estão enferrujadas!).
Eu comprei o kit pré-curvado de aço inoxidável Classic Tube da Quadratec:
Classic Tube JE1043 - Kit de mangueira de freio de aço inoxidável pré-formado Classic Tube para Jeep® Wrangler TJ 97-06 com freios traseiros a tambor e sem ABS - Quadratec

Até agora, as informações que reuni (deste e de outros fóruns):

Remova o seguinte:
A) No PDC:
1) Relé da bomba ABS (#30)
2) Relé ABS (#33)
3) Fusível 10A ABS Mod (#28)
4) Fusível da bomba ABS (#6)
5) Fusível do sistema ABS (#7)

B) O controlador ABS sob o painel (2 conectores)

Você precisará do adaptador da mangueira de freio que rosqueia no bloco de distribuição (atualmente tem um plugue onde a mangueira de freio traseira irá). Eu puxei um do ferro-velho.

É claro, remova os sensores ABS de cada roda.

Se você fizer isso primeiro, me avise o que você fez.. Se eu fizer isso antes de você, eu avisarei!

#5 ·
Estou me preparando para fazer isso sozinho. Todas as minhas linhas têm pedaços de ferrugem... e eu tenho um conjunto de traseiras com baixa quilometragem sem ABS (eu sei que posso mover as mangas/eixos, mas minhas coisas estão enferrujadas!). Comprei o kit pré-curvado de aço inoxidável Classic Tube da Quadratec: Classic Tube JE1043 - Kit de mangueira de freio de aço inoxidável pré-formado Classic Tube para Jeep® Wrangler TJ 97-06 com freios traseiros a tambor e sem ABS - Quadratec Até agora, as informações que reuni (deste e de outros fóruns): Remova o seguinte: A) No PDC: 1) Relé da bomba ABS (#30) 2) Relé ABS (#33) 3) Fusível Mod ABS 10A (#28) 4) Fusível da bomba ABS (#6) 5) Fusível do sistema ABS (#7) B) O controlador ABS sob o painel (2 conectores) Você precisará do adaptador da mangueira de freio que rosqueia no bloco de distribuição (atualmente tem um plugue onde a mangueira de freio traseira irá). Eu peguei um do ferro-velho. Claro, remova os sensores ABS de cada roda. Se você fizer isso primeiro, me avise o que você fez... Se eu fizer isso antes de você, eu avisarei!
Também vejo que a válvula de proporção vai para a bomba ABS com uma linha para a frente. Então, vamos precisar dividir isso antes que ele vá para as duas rodas dianteiras. Não tenho certeza se os ferros-velhos por aqui têm algum TJ. E sim, estou fazendo o projeto esta semana, pois é meu DD e está parado. Obrigado, John

#6 ·
Bem, eu mergulhei de cabeça! Tenho todas as linhas antigas desligadas, um novo kit completo vindo da classic tube, e agora vou começar a puxar a unidade ABS debaixo do capô. Alguém pode me enviar uma foto clara da área do cilindro mestre de uma configuração sem ABS? Disseram-me que 97 - 06 são todos o mesmo kit. Então qualquer TJ serviria. Talvez alguém tenha um jipe sem o motor ou a chapa frontal, o que tornaria a foto mais fácil. Tanto o cilindro mestre quanto as válvulas proporcionais têm números de peças diferentes para ABS e não ABS, mas em breve descobriremos se há realmente muita diferença. Darei relatórios de progresso à medida que avanço. Obrigado, John

#8 ·
Obrigado, 50Johnbob, posso ver que a 2ª linha da frente sai diretamente da parte de trás da válvula de proporção. Vou ver se a ficha que tenho lá sai e é substituída por uma bucha roscada para caber na linha dianteira do passageiro.

#12 ·
Bem, até agora tenho todas as linhas traseiras ligadas. não é um trabalho ruim. Vou buscar uma peça hoje para obter um adaptador para a linha dianteira para a válvula de proporção. Parece que a verdadeira dor de cabeça será a linha dianteira do passageiro, mas veremos como isso vai, posso desapertar a montagem abaixo do Vermelho. e a proteção de plástico sobre a barra estabilizadora dianteira e ver onde isso me leva.

#14 ·
O meu 97 não tem ABS, quando é que eles começaram a voltar a colocá-lo nos Jeeps? ou era uma opção?
Eu acredito que era uma opção,
Agora sobre o meu progresso. Desisti da frente do passageiro e comecei a tirar a chapa metálica da frente. Não consegui ver nenhuma maneira de a linha entrar em uma peça sem que os pára-lamas e a grelha fossem retirados. Isso vai me atrasar alguns dias, mas vai ser feito direito!

#15 ·
A presilha dianteira saiu das linhas, foi fácil, depois foi hora de limpar e montar tudo de volta. Esta foi a maneira de fazer a frente, tudo devido ao roteamento da linha dianteira direita. Talvez algumas fotos hoje.

#17 ·
Sim, a maior parte do clipe quebrou quando tentei abri-los, então vou usar os de metal que tinha de outro projeto. Também não tenho certeza se tirar o para-choque dianteiro vai ajudar muito, mas pode ser que sim.

Attachments

#18 ·
Avise-me se não conseguir encontrar o encaixe para a mangueira do freio traseiro. Há alguns Wranglers no pick and pull perto de mim (bem limpos, mas eles ainda têm o que você precisa!)

Espero que puxar o para-choque dianteiro e a barra estabilizadora seja suficiente... de jeito nenhum quero puxar a frente (não quero remover o meu condensador de ar condicionado!)

Já trabalhei em alguns lugares bem apertados antes :)

#20 ·
Vou fazer isso no jipe da minha namorada e esta é a primeira vez que tenho uma foto de como essa linha da frente é roteada. Isso pode ser feito sem remover a frente ou o para-choque?

Eu realmente gostaria de evitar remover o máximo possível. Também estou usando linha de níquel de cobre, pois ela é muito melhor do que as linhas de aço padrão. Farei minhas próprias linhas de freio para este trabalho.