Jeep Wrangler Forum banner

Problemas de direção e manuseio

4.9K views 26 replies 9 participants last post by  Ironhead Jed  
#1 ·
Olá Jeepers, eu sei que este tópico tem sido abordado repetidamente e eu li todas as postagens que consegui encontrar sobre este problema, mas nada que eu faça corrige meu problema com a direção/manuseio. Meu jeep não se comporta bem, parece ser instável ou como se eu estivesse constantemente tendo que fazer correções de direção para mantê-lo entre as linhas, a direção não retorna ao centro total como um veículo normal, ele tentará retornar ao centro se for virado ao extremo, mas ainda não volta ao centro completo sozinho, o que eu acho que é a maior parte do meu problema. Espero que alguém tenha algumas palavras de sabedoria para me ajudar a resolver este problema. Eu amo o jeep e gostaria de ficar com ele, mas vendê-lo está começando a parecer muito bom. Aqui estão as especificações, é um Jeep TJ 1998 (fotos anexadas) com aproximadamente 180.000 milhas. Ele tem um body lift de 1,5 e um lift de suspensão de 2,5 (lift menor), rodando com pneus 31x10,50 (novamente menor) Eu tenho braços de controle ajustáveis na frente e atrás, barras de direção ajustáveis na frente e atrás, cada peça é nova, novas juntas esféricas superiores e inferiores, novas extremidades da barra de direção, novo eixo de direção superior e inferior, instalei um total de 5 caixas de direção diferentes, novas e reconstruídas, finalmente me decidi por uma caixa de direção vermelha que parece funcionar melhor das 5 caixas que eu tentei. Eu fiz um alinhamento mecânico profissional (use este termo com moderação). Eu anexei uma foto de onde eu estava tentando verificar o ângulo do pinhão, mas também estou tendo problemas para descobrir se ele está correto ou não? Olhando para o medidor de ângulo, parece que ele deveria ter um ângulo de pinhão mais positivo, mas novamente, não tenho certeza se estou lendo corretamente. A propósito, este não é meu primeiro jeep levantado, então eu sei que o mau manuseio não é apenas uma coisa de jeep como a oficina de alinhamento tentou me convencer. Qualquer ajuda é muito apreciada.

#3 ·
Tinha um braço pitman rebaixado, mas removi-o e voltei ao original, não fez qualquer diferença. O caster não é ajustável como está. Teria que puxar as especificações de alinhamento para obter a convergência, mas assumi que a oficina de alinhamento a teria configurado corretamente, mas não posso ter 100% de certeza disso. Postarei a convergência em breve. Obrigado pela ajuda.

#4 · (Edited)
Que tipo de estabilizador de direção você está usando? Acredito que se o errado estiver lá, como um carregado a gás, ele empurrará o estabilizador para fora constantemente, exigindo que você ajuste a direção. Mas tenho certeza de que outros com mais experiência se manifestarão. Isso é do meu FSM de 98, pode lhe dar um ponto de partida com o caster e, como você tem CAs ajustáveis, pode ajustar conforme necessário, mas lembre-se de que o ângulo do pinhão é fundamental....

#19 ·
...mas lembre-se que o ângulo do pinhão é fundamental....
Num eixo dianteiro, todo construtor de eixos ou oficina 4x4 que eu já conheci, e essencialmente qualquer pessoa com quem eu já falei que conhece Jeeps (particularmente Jeeps com molas helicoidais) discorda disso em 100%.

Os eixos dianteiros são todos sobre a retenção do caster para um bom retorno ao centro e rastreamento. Os ângulos do pinhão são uma preocupação secundária, especialmente com uma junta CV de fábrica. Às vezes há um ato de equilíbrio, mas o ângulo de caster ganha todas as vezes...

#5 ·
O estabilizador da direção não é carregado a gás. BM3, parece que preciso adicionar mais caster a partir da foto que postei? Para mim, parece que tenho cerca de 4* da maneira que está.
Blort, desculpe por dizer que o caster não era ajustável, eu estava pensando em cambagem. Difícil manter o caster, o pinhão e a cambagem em ordem na minha cabeça. Então, para responder à sua pergunta sobre o caster, acho que está em cerca de 4*.

#12 ·
Primeiro, se você está verificando seu caster usando o localizador de ângulos em sua foto, você verificou se estava estacionado em uma inclinação? Você precisaria subtrair esse ângulo se ele não estivesse zerado em relação ao solo.

Toe e caster trabalham lado a lado quando se trata de estabilidade durante o movimento para frente.

Como o BM3 mencionou, se houver qualquer toe-out, os pneus seguirão os sulcos na superfície em que estão rolando, para fora da sua direção de viagem, exigindo entrada no volante.

Bater nesses sulcos 'de frente' com toe-in criará uma força em direção ao eixo central do veículo, opondo-se à força exercida pela outra roda dianteira.

Em relação às suas rodas para se autocentrarem, alinhando-se com a direção de viagem durante o movimento para frente - você quer que o eixo de rotação (olhando para baixo) esteja na frente do eixo de rotação da roda. Quanto maior este braço de momento, maior será a força que alinha as rodas com a direção de viagem. Mais caster ajudará a cancelar os efeitos adversos do toe-out. Mais caster pode consertar uma caixa de direção arrastando se você puder gerar força suficiente para fazê-lo sem quebrar o eixo de transmissão devido ao ângulo. Você quer puxar as rodas; não empurrá-las no caso extremo.

Quando se trata disso, você está equilibrando forças.

Uma observação: a força de toe-out pode ser muito forte; se você tiver um problema de 'death wobble' onde tudo está apertado e não pode ser resolvido, adicione um pouco de toe-out e veja o que acontece, além do "tram-lining".

#13 ·
Primeiro, se você está verificando seu caster usando o localizador de ângulos em sua foto, você verificou se estava estacionado em uma inclinação? Você precisaria subtrair esse ângulo se ele não estivesse zerado em relação ao solo.

Toe e caster trabalham lado a lado quando se trata de estabilidade durante o movimento para frente.

Como o BM3 mencionou, se houver alguma saída de toe, os pneus seguirão os sulcos na superfície em que estão rolando, para fora da sua direção de viagem, exigindo entrada no volante.

Bater nesses sulcos "de frente" com toe-in criará uma força em direção ao eixo central do veículo, opondo-se à força exercida pela outra roda dianteira.

Em relação às suas rodas para autocentrar, alinhando-se com a direção de viagem durante o movimento para frente - você quer que o eixo de rotação de virada (olhando para baixo) esteja na frente do eixo de rotação da roda. Quanto maior este braço de momento, maior será a força que alinha as rodas com a direção de viagem. Mais caster ajudará a cancelar os efeitos adversos da saída de toe. Mais caster pode consertar uma caixa de direção arrastando se você puder gerar força suficiente para fazê-lo sem quebrar o eixo de transmissão devido ao ângulo. Você quer puxar as rodas; não empurrá-las no caso extremo.

Quando se trata disso, você está equilibrando forças.

Uma observação: a força de saída de toe pode ser muito forte; se você tiver um problema de oscilação da morte onde tudo está apertado e não pode ser resolvido, adicione um pouco de saída de toe e veja o que acontece, além do "tram-lining".
Você está falando um pouco acima da minha cabeça, mas com certeza parece que você sabe do que está falando. Eu só queria que você estivesse perto o suficiente para que eu pudesse levar meu jipe para diagnosticar o problema. Obrigado,

#15 ·
Há quanto tempo você o tem? Sempre foi um problema?
Eu esperaria que você sentisse uma diferença na estabilidade para frente entre antes e depois do alinhamento, mas eu ainda adicionaria mais convergência. Use o método de medição mencionado acima para ver onde você está em relação a 1/8".
Voltando ao básico, mas você já brincou com a pressão e rotação dos pneus? Qual marca? Conhece alguém com quem possa tentar uma troca de teste?
Você certamente fez sua devida diligência ao tentar resolver o problema.

#16 ·
Quanto tempo você tem isso? Sempre foi um problema?
Eu esperaria que você sentisse uma diferença na estabilidade para frente entre antes e depois do alinhamento, mas eu ainda adicionaria mais convergência. Use o método de medição observado acima para ver onde você está em relação a 1/8".

Voltando ao básico, mas você já brincou com a pressão e rotação dos pneus? Qual marca? Conhece alguém com quem você possa tentar uma troca de teste?

Você certamente fez sua devida diligência ao tentar resolver o problema.
Difícil dizer, quando comprei o jipe, ele tinha uma caixa de direção com vazamento, então antes de realmente dirigi-lo, substituí por uma caixa reconstruída e foi quando pensei que tudo estava na caixa de direção, então 5 caixas de direção depois e todas as peças novas da frente eu ainda tenho esse problema. Eu também me perguntei se estava nos pneus? Eu brinquei com a pressão dos pneus e isso não pareceu ajudar nem piorar. Estou completamente perdido. Direção e manuseio devem ser baseados em alguns fatores, mas meu jipe parece desafiar todos os fatores normais. Antes de levá-lo aos profissionais, brinquei com o caster e a convergência e apenas pensei que não tinha ideia do que estava fazendo e por que o levei aos profissionais. A solução deles foi que é uma coisa de jipe e é assim que eles são. Eu não comprei isso na época, mas agora estou começando a pensar que é apenas a minha coisa de jipe. Eu realmente gostaria que alguém pudesse me dar essa solução mágica e dizer que este é o problema, mas não parece que isso vai acontecer. Agradeço suas sugestões e ajuda com isso.

#27 ·
Você pode adicionar outra foto que seja um pouco mais brilhante e focada na barra de direção? É um suporte de barra de direção rebaixado no lado da estrutura? Isso estragaria as coisas.

O caster é importante e você deve buscar o máximo que puder antes de sentir vibrações na linha de transmissão. Ter pneus um pouco maiores permitirá que você use um caster um pouco menor e eu concordo com o acima que 6,5 deve estar bom.