Jeep Wrangler Forum banner

O que é eTorque?

Tags
etorque
11K views 16 replies 9 participants last post by  Old Dogger  
#1 ·
Parece haver muita incompreensão sobre o que é eTorque e desinformação sobre o que ele faz.

A FCA fez um trabalho terrível ao explicar e comercializar o eTorque. Sejamos realistas, na ausência de compreensão, a Internet está preenchendo as lacunas, muitas vezes erroneamente.

Encontrei isso em outro fórum do Wrangler.

Basicamente, o eTorque fornece seis funções:
  1. Stop-Start: Ao contrário do ESS, que usa o motor de partida abrupto, o eTorque usa uma bateria de 48V e um gerador de partida por correia para reiniciar o motor em 400 milissegundos.
  2. eRoll Assist: ao começar a se mover, o eTorque dá a primeira meia rotação do pneu um "empurrão" para baixo em rotações baixas e ineficientes do motor para colocar o veículo em movimento.
  3. Correspondência de rotação de mudança ascendente: quando o motor precisa aumentar a marcha, o eTorque reduz a velocidade do motor para corresponder à rotação para uma mudança suave e armazena essa energia na bateria de 48V em vez de usar as embreagens da transmissão para reduzir essa velocidade.
  4. Potência do sistema eletrônico: a bateria de 48V é usada para alimentar as cargas elétricas do veículo para que o motor não precise lidar com a perda parasitária.
  5. Correspondência de rotação de mudança descendente: o eTorque acelera o motor para mudanças suaves em vez de usar combustível extra.
  6. Frenagem regenerativa: em condições de desaceleração ou frenagem normal, o eTorque coloca uma carga no motor e usa o BSG para armazenar energia que normalmente teria que ser absorvida pelas pastilhas de freio.
Pessoalmente, sou totalmente a favor de me livrar da bateria auxiliar boba. Parece que o eTorque faz isso e muito mais.

Este YouTuber tem um engenheiro da Chrysler explicando o eTorque em uma picape Ram, mas o sistema nos Wranglers é o mesmo.

PS - O engenheiro faz um ótimo trabalho ao ilustrar quanta gasolina um 5.7HEMI queima em uma parada de 90 segundos.

#3 ·
Estou pensando em encomendar outro novo Wrangler assim que as coisas voltarem ao normal nas concessionárias e nas linhas de montagem da Jeep. Tenho feito a coisa de Preço e Construção online e praticamente decidi ir com o 6 marchas. transmissão padrão sobre a transmissão automática, agora é isso que eu quero, então tudo está bem. Mas se você quiser o V6 com transmissão automática, ele se torna uma atualização de $3700, pois você tem que comprar a atualização do motor eTorque para obter a transmissão automática de 8 marchas, ou ir com o motor 2.0 e com automático, ele custará $1500 para a atualização automática. Dito tudo isso, por que você é forçado a ter que pegar o motor V6 eTorque só para obter a transmissão automática de 8 marchas, ou forçado a pegar o motor 2.0? Outra coisa que eu não gosto é a saudação da bateria dupla, vamos encarar, em 3-4 anos você provavelmente terá que substituí-las, apenas o dobro da despesa. Pretendo manter meu Wrangler por 5-6 anos e posso dizer que na revenda, se os Jeeps mantiverem seu valor como fizeram no passado, o valor de um padrão de 6 marchas será muito pouca diferença entre ele e um automático, sim, pode demorar um pouco mais para vender, mas seu valor ainda está lá. A Jeep te pegou nessa. ou você paga os $3700 para obter o V6, ou se contenta com o 2.0 e custa $1500 se você quiser uma transmissão automática.

#4 ·
Tudo isto é impulsionado pelo Fed, para economia de combustível. A parte triste é que temos de pagar por isso, em custos iniciais, manutenção e boa sorte em alguma vez recuperar o dinheiro com a poupança de combustível.

#7 ·
Isto é tudo impulsionado pelo Fed, para economia de combustível. A parte triste é que temos que pagar por isso, em custos iniciais, manutenção e boa sorte em conseguir o dinheiro de volta com a economia de combustível.
Eu pessoalmente não me importo muito com a economia de combustível, pois acho que os Wranglers são bons para o que são. Minha resposta por enquanto é ir com uma transmissão manual de 6 marchas e estou bem com isso, sou da velha escola e isso me economiza $3700 adiantado.

trainman

• Like
Reactions: Old Dogger
#5 ·
Eu já tive que substituir a bateria auxiliar. Não é apenas uma dor de cabeça para substituir, mas mal durou 18 meses, e causou todo tipo de problemas elétricos no caminho. Espero que a bateria auxiliar que comprei na O'Reilly's dure mais do que a que veio da fábrica.

Da próxima vez, pagarei com prazer pelo eTorque para não ter que lidar com aquela bateria boba. E aceitarei os arranques de motor mais suaves e a mudança de marchas da transmissão do eTorque como benefícios adicionais.

A FCA deveria ter posicionado o eTorque como uma melhoria tecnológica, como, por exemplo, a desativação de cilindros, em vez de uma "opção" de trem de força separada. Isso teria resultado em muito menos confusão no mercado e desconfiança equivocada. Mas com a ganância típica da FCA, sentiu que oferecer como opção lhes permitiria extorquir os clientes.

#11 ·
A FCA deveria ter posicionado o eTorque como uma melhoria tecnológica, como, por exemplo, a desativação de cilindros, em vez de uma "opção" de trem de força separada.
Outra forma de ver isso é que eles estavam tentando oferecer uma escolha para os jipeiros radicais que andam em trilhas difíceis e mantêm seus novos jipes por 20 anos.

E-torque parece ótimo para um veículo rodoviário que será negociado quando a garantia da bateria híbrida de 8 anos expirar. No entanto, eu não quero porque estou nas trilhas difíceis e mantenho veículos novos por 20 anos.

#8 ·
Aldo, talvez você saiba?: Se você tiver eTorque e pressionar o botão do painel para desativar a função ESS (item 1 da sua lista), é correto supor que os outros 5 itens permaneçam operacionais?
Eu não sei ao certo, mas eu acho que sim. ESS é apenas uma das seis funções que o eTorque lida.

#9 ·
É difícil justificar pagar mais para economizar dinheiro. Os ganhos de economia de combustível precisariam ser enormes, como no caso do Prius, para compensar os custos adicionais da tecnologia. Esse tipo de ganho de economia claramente não é um objetivo principal para um veículo off-road como o Wrangler.

Na minha opinião, os principais benefícios que o eTorque oferece são que ele (a) suaviza a reinicialização do ESS, a mudança de marchas e a redução de marchas, e (b) elimina a bateria auxiliar.

#15 ·
Aldo, meu amigo, que ótima explicação! Obrigado por postar isso no Grupo… Espero que todos entendam a diferença entre os “dois” sistemas ess. E Torque no meu Willys 2021, adquirido em novembro passado, está funcionando bem, leva um tempo para se acostumar, independentemente do sistema ess que você recebe, mas o E Torque no 3.6 e no câmbio automático de 8 marchas é ótimo! Honestamente, eu nunca o desativei porque realmente não me incomoda e é bem suave nas reinicializações, não como os que usam o motor de partida para reiniciar.