Jeep Wrangler Forum banner

Primário epóxi de alcatrão de hulha

13K views 17 replies 7 participants last post by  ajjw0828  
#1 ·
Olá a todos, eu queria documentar minha experiência com este revestimento anti-corrosão industrial chamado epóxi de alcatrão de carvão. Comprei um JK 2dr há duas semanas e então o dirigi para meu depósito e o estacionei. Então passei uma semana embaixo dele aplicando este revestimento epóxi na estrutura e nos estribos. Este foi o primeiro veículo que possuí que não estava enferrujado o suficiente para tentar uma preservação. O JK veio do sul, então a estrutura parecia ótima.
Lavei completamente a estrutura e a parte inferior da carroceria com desengraxante e depois deixei secar por dois dias. Enquanto isso, comprei uma pistola de revestimento barata da Amazon com a intenção de arruiná-la completamente, o que fiz. Agora, o epóxi de alcatrão de carvão é um revestimento relativamente barato que é o primo vagabundo da série 9100 da Rustoleum, que estava um pouco fora da minha faixa de preço a US$ 200 por dois galões, um ativador e uma base.
O epóxi de alcatrão de carvão que peguei da McMaster-Carr veio em um kit com um galão de base e um quarto de ativador, o que significa que ele mistura na proporção de 4:1. Tive que assinar formulários de liberação do governo para comprá-lo. Além disso, pode ser diluído com Xileno/Xilol como com todos os epóxis, que é uma substância desagradável em si. O epóxi de alcatrão de carvão é usado para resistência à corrosão em pontes e dutos que são submersos em água salgada, então o sal aqui em OH não deve ter chance. Mas essa coisa é nojenta, vai arruinar tudo o que toca, então peguei um traje tyvek, algumas luvas e óculos de proteção e fui para a cidade.
A mistura foi simples com uma furadeira de meia polegada e uma broca de mistura. As instruções dizem apenas para preparar a área com desengraxante e certificar-se de que está seca. Então carreguei a pistola e ela entupiu instantaneamente, nem consegui fazê-la funcionar diluindo a pasta além do reconhecimento. Com a ideia da arma destruída, comecei a trabalhar pintando com um pincel de 2 polegadas e, no decorrer de 3 dias, pintei todas as partes que consegui alcançar.
O revestimento endureceu em um monstro, posso bater nele com um martelo, mas era tão espesso que minhas mãos estavam cãibras e não funcionavam corretamente por uma semana, e deixou marcas de pincel em todos os lugares. Então peguei um pouco de revestimento emborrachado e apenas coloquei uma camada rápida em todos os lugares por baixo e sobre o epóxi. Tirou o aspecto brilhante, o que foi bom porque parecia uma porcaria com as marcas de pincel.
Então, para completar, enchi minha estrutura com filme líquido para evitar que enferrujasse por dentro. No geral, foi nojento, desagradável, demorado e cansativo, mas estou feliz por ter colocado todo aquele trabalho porque odeio ferrugem com o fogo de mil sóis e realmente espero que isso funcione.

#2 ·
O problema é que você não saberá se todo esse trabalho valeu a pena por mais 10 ou 15 anos. Mantenha-nos atualizados sobre a condição do primário e se ele permanece ao longo dos anos. Espero que todo o trabalho compense, usei Fluid Film em todas as minhas cavidades, espero que também funcione.

#4 ·
O problema com este tipo de primários é o que acontece se uma abertura for criada. Através dessa abertura, a água (+ sal?) entra e fica presa. Isso realmente piora a ferrugem.
Exatamente. É por isso que você usa um produto de autocura e o prepara novamente quando necessário.

#5 ·
Este não é um produto de revestimento normal, e não acho que ele vai lascar de forma alguma. Posso bater nele com um martelo sem desgaste. Além disso, o filme líquido se tornará meu processo anual de proteção contra ferrugem, e como este revestimento é epóxi, ele pode suportar o abuso de puxar e empurrar pinos, então a remoção do para-lama não virá mais com o risco de puxar a tinta da chapa fina. Aqui está uma foto de onde eu fui com a subcamada.

#9 ·
Eu trabalho offshore no campo de petróleo operando e mantendo ROVs. Usamos alcatrão de hulha em bombas hidráulicas que vão para o fundo do mar. A substância é muito resistente e é a melhor coisa que usamos para evitar a corrosão das bombas. É muito desagradável de lidar e extremamente espessa, nós realmente não nos preocupamos muito com a aparência, mas posso atestar as pinceladas que ela deixa. Temos que revestir nossas bombas a cada 6 meses ou mais, mas as condições aqui são um pouco extremas. Eu realmente não consigo acreditar que você gastou tempo para pintar toda a parte inferior do Jeep com isso, eu sei que você deve ter ficado extremamente exausto após a aplicação.

#11 ·
Todos esses inibidores de ferrugem de alta tecnologia às vezes me fazem revirar os olhos. Não é que haja algo de errado com eles, tenho certeza de que são bons produtos. Acontece que as pessoas estão constantemente procurando algo que vem em uma garrafa mágica e há muitas empresas por aí dispostas a tentar vender para você, enquanto há um produto há muitos anos que tem sido um desempenho comprovado na proteção contra ferrugem, é barato e, quando você termina de borrifá-lo por toda a parte inferior do seu veículo, as peças ficam melhores, em oposição a uma bagunça brilhante ou de alcatrão asfáltico que esses outros produtos mágicos em lata tendem a fazer na parte inferior do seu veículo.

Alguém está interessado em saber o que é?

Chama-se "Tinta".

Por alguma razão estranha, todo mundo espera que a "Tinta" proteja a chapa externa do seu veículo, mas ao mesmo tempo continua procurando uma lata mágica para proteger a parte inferior. Não consigo entender a lógica disso, então talvez alguém possa me explicar.

Então, como é que o alcatrão mágico parece? Você pode postar algumas fotos?
Alcatrão de carvão é mais ou menos uma tinta, não é um inibidor de ferrugem de alta tecnologia. É um revestimento epóxi muito resistente. Eu realmente não consigo acreditar que ele fez toda a parte inferior do seu Jeep com isso, é muito difícil de aplicar. É um trabalho difícil apenas aplicá-lo em nossas bombas hidráulicas.

#13 ·
Uau, isso é terrível. Fico feliz por não termos que lidar com isso no Sul.

#14 ·
Uau, isso é terrível, fico feliz por não termos que lidar com isso no Sul.
Tenho 48 anos agora, meio que desenvolvi meu próprio sistema ao longo dos anos de posse de carros desde os 16 anos. Na minha área, isso faz parte de ter um veículo se você não quiser que ele enferruje.

Todo ano, depois da umidade constante e do sal da estrada no inverno, eu rastejo por baixo e procuro qualquer ferrugem superficial começando a se formar. Borrifo qualquer ferrugem e as áreas circundantes com este removedor de ferrugem.

Ele irá parar a ferrugem e evitar que ela vaze através do revestimento da caçamba do caminhão e criar uma superfície pintável.
Image

Depois que seca, o que leva menos de 1 hora, passo por cima de todas as peças com o revestimento da caçamba do caminhão. O revestimento da caçamba do caminhão adiciona uma camada protetora durável e borrifa espesso, e não há real preocupação com o excesso de spray. É tudo muito simples de aplicar. Meu dedo indicador fica cansado, é o pior, então posso comprar um gatilho de $3 para adicionar à mistura. :D

Ambos os itens podem ser encontrados na Harbor Freight. Custa $3,50 por lata para o removedor de ferrugem, $5 por lata para o revestimento da caçamba do caminhão. Minha primeira aplicação levou 3-4 latas de removedor de ferrugem e 5 latas de revestimento da caçamba do caminhão. Minha manutenção de acompanhamento de primavera agora leva 1-2 latas de removedor e 3 latas de revestimento da caçamba do caminhão.

#15 ·
Como uma nota adicional. Quando digo que faço retoques de primavera, não é muito trabalho. O revestimento da caçamba da picape é bastante durável, como mencionei, mas se eu passar por cima de algo duro como uma pedra que roça nos eixos ou trilhos da estrutura, obviamente vai raspar a tinta.

É mais ou menos isso que procuro nos meus retoques de primavera. Talvez uma pedra tenha saltado e lascado a tinta no suporte do braço de controle do eixo. Eu ando por aí procurando coisas assim só para ter certeza de que as pego antes que a ferrugem comece a se espalhar e piore.