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Questão rápida sobre os travões YJ

8.3K views 16 replies 11 participants last post by  tazenman  
#1 · (Edited)
Estou ficando louco tentando montar meus freios novamente após uma revisão geral. Novas linhas rígidas e flexíveis, cilindro mestre novo, válvula de proporção, sapatas e molas, etc. Usei os cilindros de roda e pinças originais, pois pareciam bons. Após inúmeras tentativas de sangramento, não consigo obter um pedal firme. Parece que consigo bombear um pouco de pressão, mas nada parecido com o que deveria ser e, quando ligo o carro, o pedal vai até o fundo sem resistência. Sangrei cuidadosamente o MC na bancada e sangrei os freios por gravidade, vácuo e manualmente. Tenho certeza de que não há ar nas linhas. Ajustei as sapatas traseiras para ter alguma resistência, mas esta manhã tirei os tambores traseiros para verificar as coisas e notei que apenas a sapata dianteira se move quando o pedal do freio é pressionado. As duas sapatas dianteiras e traseiras não deveriam se mover? Isso significa que o cilindro de freio traseiro não deveria empurrar em ambas as direções de cada extremidade? Em anexo, algumas fotos do lado do motorista, caso alguém possa identificar algo que eu tenha feito incorretamente.

Qualquer ajuda seria muito apreciada!!!
 

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#4 ·
Não estou dizendo que é isso que está acontecendo com você, mas... Tive cilindros mestres novos no passado que ficaram na prateleira por muito tempo, então os pistões não vedam 100% no cilindro, então parece esponjoso. Usei uma bomba de vácuo AC em um pote de pedreiro no passado para sangrar coisas teimosas. Às vezes, deixá-lo sozinho durante a noite deixará o ar escapar do mestre. Às vezes, enfiar o pedal 100 vezes como se estivesse irritado funciona (muita experiência em primeira mão lol).
 
#5 ·
Atualização... Ainda não está funcionando. Preciso de ideias.

Tem sido uma semana agitada, então só agora consigo trabalhar no YJ. Sangrei e ressangrei cuidadosamente os freios e tenho um pedal decente quando o jeep está desligado. Posso bombear, pressionar e manter o pedal para baixo e ele parece manter a pressão. O problema é que, quando ligo o Jeep, o curso do pedal é muito macio e posso empurrá-lo até o chão. Consigo conduzir o carro e ele tem freios, eles são apenas muito fracos. Alguns outros pontos de informação -
*O freio de estacionamento funciona corretamente.
*Com o freio de estacionamento engatado, não há diferença no curso do pedal do freio.
*As sapatas traseiras estão ajustadas de perto (ou seja: há um ligeiro arrasto nas tambores)
*Não consigo localizar um vazamento em nenhum lugar nas linhas ou cilindros.

Poderia ser o booster? É o único componente que não substituí. Ele faz um som de peido quando pressiono o pedal, mas acho que se a pressão do pedal for reduzida quando o carro estiver funcionando - o booster está funcionando.

Qualquer ajuda seria muito apreciada!!!
 
#7 ·
Você está usando um sangrador de 1 homem? Os novos parafusos de sangria traseiros são mal feitos, provavelmente soltos e deixando o ar entrar. Você tem que sangrar com duas pessoas. Empurre o pedal até o chão, abra o sangrador, feche o sangrador. Solte o pedal, verifique o nível do fluido. Enxágue e repita. Já vi caras usarem um recipiente inteiro de fluido de freio para sangrar os freios.

Além disso, se você estiver sangrando em um ângulo, isso pode fazer com que o ar fique preso no cilindro mestre.
 
#10 ·
Você tocou nos freios dianteiros? Uma vez, desmontei completamente a frente em vez de fazer um lado de cada vez. Instalei as pinças dianteiras do lado errado. Isso deixou a válvula de sangria no local errado. Tinha um XJ 93' como carro diário na época. Depois de duas semanas de frustração, comparei os parafusos do YJ e do XJ antes de descobrir meu erro.

Veículo diferente, tive problemas com o cilindro mestre novo. Eventualmente, pedi para minha esposa apenas (muito suavemente) pressionar o pedal do freio. Bati suavemente no cilindro mestre (sem a tampa) com o cabo de uma chave de fenda. Havia muitas bolhas de ar escondidas.
 
#12 ·
Aqui está a minha resposta padrão para um pedal de freio macio em um YJ:

Verifique o ajuste dos seus freios traseiros. Um pedal macio é uma indicação de que um ajuste é necessário. Tente isto:

1. Levante a parte traseira do jeep para que possa girar o pneu.
2. Ajuste o ajustador estrela no tambor até começar a sentir atrito nas pastilhas ao girar o pneu.
3. Peça a um assistente para pisar nos freios enquanto você gira o pneu. Pisar nos freios centraliza as pastilhas no tambor.
4. Aperte o ajustador estrela até começar a sentir atrito nas pastilhas novamente e repita o procedimento de pisar.
5. Aperte o ajustador estrela até não conseguir mais mover o pneu com a mão, depois recue até ouvir as pastilhas roçando, mas a roda ainda gira. Um pouco de atrito não os prejudicará, mas você não vai querer ter que lutar para girar a roda com as duas mãos.

Verifique também o seu cilindro mestre para se certificar de que, com a tampa removida, tanto a câmara dianteira quanto a traseira jorram fluido quando você pressiona o pedal do freio. Coloque um pano acima do cilindro mestre com a tampa removida para que possa ver o que acontece e peça a alguém para pressionar o pedal. Se o fluido jorrar da frente e não da parte traseira, você sabe onde começar a sangrar novamente. Na verdade, abri a linha no cilindro mestre para a câmara traseira para tirar todo o ar.

Outro problema que você pode ter que resolver se o acima não funcionar. Você substituiu apenas o cilindro mestre e não o servo freio. Se você comprá-los como uma unidade, eles vêm pré-ajustados de fábrica. Mas, se você substituir apenas um ou outro, pode ser necessário entrar e ajustar a haste de pressão que vem do servo freio para a parte traseira do cilindro mestre. Segure a parte principal da haste com um alicate de pressão e, em seguida, gire a parte rosqueada algumas voltas de cada vez para ver se isso firma o pedal. Faça pequenas correções, porque se você for longe demais, quando os freios esquentarem e o fluido se expandir, ele pode travar seus freios enquanto você dirige. Tive que fazer isso algumas vezes até ficar certo e, em seguida, carreguei ferramentas comigo para poder recuar se eu tivesse ido longe demais. Boa sorte com o seu projeto.
 
#13 ·
Consegui fazê-los funcionar! O Jeep agora para muito bem. Acontece que eu tinha dois problemas... 1. Eu precisava ajustar a haste entre o servo e o cilindro mestre. Depois que reduzi a folga, o pedal ficou muito mais firme. 2. Usei um sangrador de pressão para sangrar o sistema novamente (ninguém para me ajudar) e foram necessários dois frascos grandes de fluido de freio para remover todo o ar das linhas. Acho que o culpado foi o traseiro do passageiro. Foi surpreendente como as bolhas eram pequenas e ocasionais. Meu conselho para outros é seguir as etapas fornecidas neste tópico, mas esteja pronto para empurrar uma grande quantidade de fluido pelas linhas. Os cartazes me disseram isso, mas ainda fiquei surpreso. Ainda estou preocupado com a facilidade com que é possível pressionar o pedal do freio. Meu servo definitivamente está funcionando... algumas perguntas de acompanhamento - É possível ter muita assistência do servo? O servo deve fazer um barulho de ar quando o pedal do freio é pressionado? Obrigado novamente por todos os conselhos e espero que este tópico possa ajudar outros.
 
#14 ·
Com um novo booster, também notei um pouco de sopro, mas nunca tive realmente um problema de desempenho. É um booster novo em folha. Contanto que o booster não esteja vazando e o pedal esteja retornando para a posição superior, provavelmente está tudo bem. O antigo provavelmente não tinha mais um vácuo tão bom, e provavelmente tinha fluxo reduzido na parte de trás.

Como o booster está te dando mais assistência, será, claro, mais fácil de empurrar. Existem diretrizes gerais que os fabricantes têm em relação à "firmeza do pedal" ao projetar sistemas de freio. Você pode tecnicamente ter "muita" assistência com um booster maior, ou pelo menos mais do que você pretende. Basta dirigir com cuidado e sentir o novo pedal.
 
#15 ·
O ruído do ar que você ouve é perfeitamente normal....
O booster é alimentado por vácuo... esse é o som do ar sendo sugado
 
#16 ·
Pergunta, quando alguns tópicos afirmam que os sangradores dos freios dianteiros precisam estar para cima, estamos falando da parte superior, correto? Estou reconstruindo meu carro de 1988 e o sistema de freio é todo novo (exceto a válvula de proporção) e sangrado no banco, sangre o sistema duas vezes e ainda com pedal macio. Também pensei que tinha um servo-freio remanufaturado ruim e o substituí novamente e sem sucesso. Alguma ideia?